Concessionária apresentou redução de 44% no tempo de interrupções, queda de reclamações junto ao Procon e investimentos de R$ 7,1 bilhões no sistema elétrico goiano
Goiânia, 23 de junho de 2026 - Dois
anos após a assinatura do Acordo Estrutural firmado com o Ministério Público de
Goiás (MPGO), a Equatorial Goiás apresentou nesta segunda-feira (22), durante
audiência pública realizada na sede do órgão, resultados considerados
superiores às metas inicialmente pactuadas. Entre os principais avanços
destacados estão a redução de 44% no tempo médio das interrupções de energia,
queda de 43% na frequência das ocorrências, investimentos de R$ 7,1 bilhões no
sistema elétrico e diminuição expressiva das reclamações dos consumidores.
A
prestação de contas foi conduzida pelo presidente da distribuidora, Lener
Jayme, que apresentou o balanço das ações desenvolvidas desde o início da
operação da companhia em Goiás, em 2023. Os resultados evidenciam o avanço do
processo de reconstrução da rede elétrica goiana e a melhoria gradual dos
indicadores de qualidade do fornecimento. “Esses avanços demonstram que estamos
no caminho certo para entregar aos goianos uma rede cada vez mais moderna,
resiliente e preparada para acompanhar o crescimento do Estado", afirma
Lener.
Entre os números apresentados,
destacam-se:
- R$
7,1 bilhões investidos desde a transferência da concessão;
- Redução
de 44% do DEC, indicador que mede o tempo que o consumidor permanece sem
energia;
- Redução
de 43% do FEC, indicador que mede a frequência das interrupções; atingindo
o patamar acordado com ANEEL tanto no indicador global quanto em termos de
conjuntos elétricos;
- Acréscimo
de 565 MVA de capacidade ao sistema elétrico estadual;
- Entrega de
seis novas subestações e modernização, ampliação ou renovação de outras
249 unidades.
A percepção dos consumidores também
apresentou evolução significativa, de acordo com a concessionária. As
reclamações registradas em canais de primeiro atendimento caíram 34%. Na
Ouvidoria, a redução foi de 14%, enquanto os registros junto ao Procon
diminuíram 41%. A distribuidora, que historicamente ocupava as primeiras
posições do ranking de reclamações do PROCON, chegou a ocupar a 158ª posição,
além de registrar os melhores resultados históricos em pesquisas de satisfação
conduzidas pela Aneel.
Outro dado destacado durante a audiência
foi o desempenho regulatório relacionado às interrupções prolongadas.
Dados da agência regulador apresentados no
encontro, mostram que a Equatorial Goiás possui atualmente o menor
percentual de ocorrências com duração superior a 24 horas entre distribuidoras
de estados vizinhos e da média nacional.
Acordo estrutural
Os resultados foram apresentados em
audiência pública prevista no Acordo Estrutural celebrado entre a Equatorial
Goiás e o Ministério Público em 30 de agosto de 2024. O instrumento estabeleceu
um conjunto de obrigações voltadas à recuperação do sistema elétrico,
investimentos adicionais e iniciativas de interesse coletivo, em contrapartida
à suspensão de 28 ações civis públicas que tramitavam contra a concessionária.
Na abertura da audiência, o promotor
Márcio Lopes Toledo ressaltou que as demandas judiciais estavam relacionadas,
em grande parte, a passivos históricos e problemas estruturais herdados. A
proposta do acordo foi justamente substituir a judicialização por uma solução
estruturante, baseada em metas, acompanhamento permanente e transparência
perante a sociedade.
Além da prestação de contas, a
distribuidora apresentou seu planejamento para 2026, que prevê a
construção de quatro novas subestações, implantação de sete novas linhas
de transmissão, 52 ampliações de subestações, 108 modernizações de unidades
existentes e a adição de 292 MVA ao sistema elétrico goiano.
A avaliação apresentada durante a
audiência é de que os resultados obtidos até o momento superam as expectativas
iniciais do acordo e consolidam a trajetória de recuperação da infraestrutura
elétrica de Goiás, aproximando os indicadores de continuidade das metas
regulatórias estabelecidas para a concessão.
Para o presidente da Equatorial Goiás, a
audiência pública reforça o compromisso da companhia com a transparência e a
prestação de contas à sociedade goiana. “Mais do que apresentar números, este é
um momento de diálogo e de demonstração concreta dos avanços que estamos
construindo em Goiás. Transparência é um valor inegociável para a Equatorial.
Temos o compromisso de mostrar à sociedade onde estamos investindo, quais
resultados estamos alcançando e quais são os próximos passos dessa
transformação que está sendo realizada no sistema elétrico do estado”,
destacou.
As ações podem ser acompanhadas pelo
Trabalhômetro, ferramenta desenvolvida para ampliar a transparência e permitir
que a população acompanhe, em tempo real, a evolução das obras, manutenções e
investimentos realizados pela distribuidora em todo o estado: https://trabalhometroequatorialgo.com.br/
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que
pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor
de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País,
com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás
são cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237
municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura
de uma área de 336.871 km².
.jpg)


