Apoiado pela família e pelo Colégio Ideal, aluno concilia altas
habilidades em matemática com projetos criativos e acadêmicos
Exemplo de dedicação e com uma
inteligência acima da média, Rafael Kessler Ferreira, de 11 anos, chamou
atenção após criar, sozinho, uma fórmula matemática durante a Olimpíada
Brasileira de Matemática (OBMEP). Além de altas habilidades, o estudante do colégio
Ideal, em Taguatinga, também conta com uma equipe pedagógica que defende a
excelência acadêmica e desenvolve diversos projetos de incentivo à busca pelo
conhecimento.
A mãe do estudante, Robertha Munique
Oliveira, explica que a escolha pela instituição foi motivada pelo “Ideal
Olímpico”, programa que incentiva a participação em competições acadêmicas,
ampliando o aprendizado em diferentes áreas e revelando talentos individuais.
“Desde cedo percebemos que o Rafael apresentava um desenvolvimento superior ao
das crianças da mesma idade, com interesse incomum por cálculos, raciocínio
lógico e números, além de ter aprendido a ler precocemente. Ele precisava de um
ensino que estimulasse essa criatividade, e ouvi falar muito bem da proposta do
Colégio Ideal. Vi que o foco em exercícios diversificados e simulados voltados
aos vestibulares seria fundamental para o crescimento do meu filho”, destacou
Robertha.
Além do estimular os alunos em competições
acadêmicas, a escola realiza apresentações de canto, dança, encenação, feira de
empreendedorismo e a Simulação das Nações Unidas do Ideal (SINUSI) que
proporcionam a experiência em abordagens diversas, sempre respeitando as
limitações e incentivando novas descobertas. “Para acompanhar e cuidar dessa
integração, também temos as aulas do Laboratório de Inteligência de Vida, que
consistem em planejamento específico voltado para a convivência harmoniosa
entendendo os sentimentos, ações e consequências. O cuidado diário reforça a
importância do respeito às diferenças e atenção às abordagens”, disse Marília
Silva, Diretora da unidade do Colégio Ideal em Taguatinga 31.
Confira abaixo entrevista completa com o
aluno e sua mãe
Robertha Munique Oliveira
Quais ações e atividades vocês realizaram
para incentivar a criatividade e desenvolvimento do Rafael?
Demos liberdade para ele explorar suas
áreas de interesse: jogos de raciocínio, desafios matemáticos, leitura,
programação e invenções próprias. Incentivamos também a participação em
olimpíadas de matemática (como OBMEP, Canguru, Mandacaru) e oferecemos acesso a
materiais avançados e contato com professores universitários que validaram suas
produções.
Quais as brincadeiras e atividades
preferidas do Rafael no cotidiano?
Ele gosta de criar jogos, programar em
plataformas como Roblox, inventar sistemas de numeração, compor músicas,
desenhar, ler e inventar idiomas próprios. Também se diverte com desafios
matemáticos e atividades criativas ligadas à ciência e arte.
Como a equipe Pedagógica do Colégio Ideal
auxilia nesse crescimento?
O colégio reconhece as potencialidades do
Rafael, oferecendo alguns desafios diferenciados, acompanhamento próximo da
equipe pedagógica e apoio na participação em olimpíadas e eventos acadêmicos.
Como foi o processo de validação da
fórmula matemática que ele criou?
A chamada Fórmula de Kessler surgiu
durante a resolução de uma questão da OBMEP. Após desenvolvê-la, Rafael
apresentou o resultado ao pai, que o desafiou a generalizar a ideia. A
validação da fórmula foi realizada pelo professor mestre Augusto Hung e por
professores da Universidade de Brasília, entre eles o professor doutor Rui
Seimetz e o professor doutor Igor dos Santos Lima, que confirmaram sua
consistência matemática por meio de demonstração por indução.
Pretendem apresentar a invenção dele em
outros locais, como fora do DF ou até mesmo do país?
Sim. Já há interesse em apresentar a
Fórmula de Kessler em eventos nacionais e internacionais, bem como publicar
artigos em revistas acadêmicas e de educação matemática. A ideia é expandir a
visibilidade para que mais pessoas conheçam e validem a contribuição.
Rafael Kessler
Como surgiu a ideia de criar uma fórmula
matemática durante a prova?
Eu estava resolvendo a prova on-line
quando percebi que poderia encontrar um jeito mais rápido de chegar a resposta.
A ideia surgiu no momento em que tentei simplificar os cálculos de contagem de
palitos em uma malha quadrada.
A ideia inicial surgiu em poucos minutos.
Depois levei um tempo a mais para generalizar e organizar a fórmula para outros
casos, como malhas retangulares.
Você continua usando ela no dia a dia e
pretende criar novas formas de estudo?
Sim, continuo usando a Fórmula de Kessler
para resolver problemas de contagem. Também pretendo criar novas fórmulas,
métodos e formas de estudo para deixar a matemática mais prática.
Além da fórmula, já criei: um idioma
próprio chamado Hyroasc, traduzido para o inglês; um sistema de nomeação de
números muito grandes, inspirado no alfabeto inglês e na tabela periódica em
latim; jogos digitais programados por mim; cartazes educativos e músicas
autorais.
Já sabe qual profissão quer seguir?
Me interesso muito por matemática e
programação. Quero seguir uma carreira em que eu possa inventar, criar e
resolver problemas, provavelmente como cientista, matemático ou programador.