Jovem prodígio do DF cria fórmula matemática e ganha reconhecimento acadêmico

 

Apoiado pela família e pelo Colégio Ideal, aluno concilia altas habilidades em matemática com projetos criativos e acadêmicos

 

Exemplo de dedicação e com uma inteligência acima da média, Rafael Kessler Ferreira, de 11 anos, chamou atenção após criar, sozinho, uma fórmula matemática durante a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Além de altas habilidades, o estudante do colégio Ideal, em Taguatinga, também conta com uma equipe pedagógica que defende a excelência acadêmica e desenvolve diversos projetos de incentivo à busca pelo conhecimento. 

 

A mãe do estudante, Robertha Munique Oliveira, explica que a escolha pela instituição foi motivada pelo “Ideal Olímpico”, programa que incentiva a participação em competições acadêmicas, ampliando o aprendizado em diferentes áreas e revelando talentos individuais. “Desde cedo percebemos que o Rafael apresentava um desenvolvimento superior ao das crianças da mesma idade, com interesse incomum por cálculos, raciocínio lógico e números, além de ter aprendido a ler precocemente. Ele precisava de um ensino que estimulasse essa criatividade, e ouvi falar muito bem da proposta do Colégio Ideal. Vi que o foco em exercícios diversificados e simulados voltados aos vestibulares seria fundamental para o crescimento do meu filho”, destacou Robertha.

 

Além do estimular os alunos em competições acadêmicas, a escola realiza apresentações de canto, dança, encenação, feira de empreendedorismo e a Simulação das Nações Unidas do Ideal (SINUSI) que proporcionam a experiência em abordagens diversas, sempre respeitando as limitações e incentivando novas descobertas. “Para acompanhar e cuidar dessa integração, também temos as aulas do Laboratório de Inteligência de Vida, que consistem em planejamento específico voltado para a convivência harmoniosa entendendo os sentimentos, ações e consequências. O cuidado diário reforça a importância do respeito às diferenças e atenção às abordagens”, disse Marília Silva, Diretora da unidade do Colégio Ideal em Taguatinga 31.

 

Confira abaixo entrevista completa com o aluno e sua mãe

 

Robertha Munique Oliveira

Quais ações e atividades vocês realizaram para incentivar a criatividade e desenvolvimento do Rafael?

Demos liberdade para ele explorar suas áreas de interesse: jogos de raciocínio, desafios matemáticos, leitura, programação e invenções próprias. Incentivamos também a participação em olimpíadas de matemática (como OBMEP, Canguru, Mandacaru) e oferecemos acesso a materiais avançados e contato com professores universitários que validaram suas produções.

 

Quais as brincadeiras e atividades preferidas do Rafael no cotidiano?

Ele gosta de criar jogos, programar em plataformas como Roblox, inventar sistemas de numeração, compor músicas, desenhar, ler e inventar idiomas próprios. Também se diverte com desafios matemáticos e atividades criativas ligadas à ciência e arte.

 

Como a equipe Pedagógica do Colégio Ideal auxilia nesse crescimento?

O colégio reconhece as potencialidades do Rafael, oferecendo alguns desafios diferenciados, acompanhamento próximo da equipe pedagógica e apoio na participação em olimpíadas e eventos acadêmicos.

 

Como foi o processo de validação da fórmula matemática que ele criou?

A chamada Fórmula de Kessler surgiu durante a resolução de uma questão da OBMEP. Após desenvolvê-la, Rafael apresentou o resultado ao pai, que o desafiou a generalizar a ideia. A validação da fórmula foi realizada pelo professor mestre Augusto Hung e por professores da Universidade de Brasília, entre eles o professor doutor Rui Seimetz e o professor doutor Igor dos Santos Lima, que confirmaram sua consistência matemática por meio de demonstração por indução.

 

Pretendem apresentar a invenção dele em outros locais, como fora do DF ou até mesmo do país?

Sim. Já há interesse em apresentar a Fórmula de Kessler em eventos nacionais e internacionais, bem como publicar artigos em revistas acadêmicas e de educação matemática. A ideia é expandir a visibilidade para que mais pessoas conheçam e validem a contribuição.

 

Rafael Kessler

Como surgiu a ideia de criar uma fórmula matemática durante a prova?

Eu estava resolvendo a prova on-line quando percebi que poderia encontrar um jeito mais rápido de chegar a resposta. A ideia surgiu no momento em que tentei simplificar os cálculos de contagem de palitos em uma malha quadrada.

A ideia inicial surgiu em poucos minutos. Depois levei um tempo a mais para generalizar e organizar a fórmula para outros casos, como malhas retangulares.

 

Você continua usando ela no dia a dia e pretende criar novas formas de estudo?

Sim, continuo usando a Fórmula de Kessler para resolver problemas de contagem. Também pretendo criar novas fórmulas, métodos e formas de estudo para deixar a matemática mais prática.

Além da fórmula, já criei: um idioma próprio chamado Hyroasc, traduzido para o inglês; um sistema de nomeação de números muito grandes, inspirado no alfabeto inglês e na tabela periódica em latim; jogos digitais programados por mim; cartazes educativos e músicas autorais.

 

Já sabe qual profissão quer seguir?

Me interesso muito por matemática e programação. Quero seguir uma carreira em que eu possa inventar, criar e resolver problemas, provavelmente como cientista, matemático ou programador.

 


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