Novacap investe em caminhões térmicos para ampliar ações de manutenção asfáltica

 Os veículos atuarão em todas as 35 regiões administrativas e garantirão maior eficiência na compactação e durabilidade do asfalto

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) passa a contar, a partir desta semana, com seis novos caminhões do tipo truck, equipados com caçamba térmica e kit completo de manutenção de pavimento. A apresentação dos veículos aconteceu na Regional da Novacap em Ceilândia nessa sexta-feira (12), com a presença do presidente da companhia, Fernando Leite; do diretor de Cidades (Novacap), Raimundo Silva; do presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior; do administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida; e de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF).

O investimento representa um avanço importante no serviço de manutenção asfáltica, que atenderá todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, conforme as solicitações encaminhadas e previamente vistoriadas. A tecnologia já foi adotada em outros estados e será a primeira vez que o DF utiliza caminhões com caçamba térmica.

Atualmente, a massa asfáltica sai da usina a cerca de 170 ºC e perde temperatura no trajeto, o que reduz a qualidade da compactação e a durabilidade do reparo. Com a nova aquisição, a massa permanecerá aquecida durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, principalmente no período chuvoso, quando a infiltração de água acelera o surgimento de buracos.

Os caminhões contam com bica dirigível para distribuição precisa da massa, serra de corte para preparação do pavimento e placa vibratória para compactação, além de recipientes próprios para água e emulsão. O conjunto inclui também compartimentos para ferramentas e acessórios. Dessa forma, todo o processo de recomposição será executado com o mesmo veículo, sem necessidade de equipamentos extras, otimizando o tempo das equipes.

Com a massa mantida aquecida, as equipes poderão trabalhar nos dois turnos. Antes, a operação se concentrava apenas no período da manhã, porque a massa esfriava rapidamente ao longo do dia. Agora, será possível carregar o caminhão pela manhã, executar os serviços, retornar à usina às 13h para novo carregamento e continuar os trabalhos com regularidade, inclusive em regiões mais distantes, como Planaltina. Isso amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas.

“A adoção dos caminhões com caçamba térmica transforma a eficiência do tapa-buraco. Antes, o basculante trazia limitações de deslocamento e consequentemente perda de temperatura da massa. Agora, com todo o equipamento integrado, garantimos continuidade na operação, maior precisão e respostas mais rápidas às demandas da população”, afirmou Walquiria Marra, chefe do Departamento de Regionais da Novacap.

A execução ficará a cargo do Departamento de Transporte (Detra) para atender à Diretoria das Cidades, por meio do Departamento de Regionais. Os veículos foram contratados da empresa FCB - Transporte, Logística e Serviços Gerais Ltda., em prestação continuada sob demanda, no valor aproximado de R$ 20 milhões. O contrato terá vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por até cinco anos.

O diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, informou que, a princípio, a aquisição é de seis caminhões, mas, a partir de 2026, o objetivo é aumentar significativamente a frota. “Em janeiro a previsão é aumentarmos a frota para 12 caminhões, e na sequência subir o quantitativo para 36 caminhões, para atender prontamente a todas as regiões administrativas do DF”, disse.

Já o presidente da companhia, Fernando Leite, explicou como era feito o trabalho de manutenção até então, antes da nova aquisição. “Até agora, o trabalho era executado manualmente, transportando a massa aquecida a 170° C, chega no local da aplicação e já está abaixo da temperatura ideal, o que tira uma boa parte da qualidade da massa asfáltica e isso fica evidente no resultado. Mas fomos atrás de tecnologia e trouxemos o que há de mais moderno nessa  área, com caminhões que mantêm a temperatura da massa por 10 horas, para atendermos cada vez com mais qualidade à população do DF”, comemorou.

A melhoria impacta diretamente a segurança viária, reduzindo acidentes e danos aos veículos. Durante o período chuvoso, os buracos podem surgir em poucas horas devido ao desgaste do pavimento e ao tráfego intenso, tornando o atendimento rápido ainda mais essencial. Os equipamentos passaram por testes e os servidores receberam treinamento para operá-los corretamente. A execução plena começa na segunda-feira (15), com equipes compostas por um encarregado e cinco serventes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem